Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular

Unidade Morumbi realiza eleições fictícias com alunos

Dinâmica trabalha cidadania com estudantes do Ensino Fundamental I, ensinando sobre os direitos e deveres do cidadão

3tsr Watermark 273

Aproveitando o ano eleitoral, as professoras do Ensino Fundamental I realizaram atividades com o objetivo de ensinar a responsabilidade de exercer a cidadania para os alunos.

Para tornar a experiência mais interessante, foi preparada uma eleição fictícia, com os elementos de uma eleição real. Os alunos representaram os mesários, os eleitores e até os títulos de eleitor foram disponibilizados para todos os estudantes da escola. As crianças tinham que escolher seus candidatos e partidos e assim defender os ideais de cada um para toda a turma.

No 1º ano, por exemplo, os candidatos eram personagens do Projeto Literário das turmas: o Louva-a-Deus, o Sabiá-Laranjeira e o Pernilongo. Já nos 2ºs anos, a turma conversou sobre a importância da democracia através do voto após escutarem a história “A verdadeira história dos três porquinhos”, sendo os personagens desse título os candidatos das salas.

Nos 4ºs anos, a dinâmica foi diferente, na qual os próprios alunos se candidataram, realizando propostas de atuação para a melhora da convivência e ambiente da sala de aula, fazendo campanha com cartazes, e, por fim, os alunos votaram para eleger o representante de classe.

Todas as turmas aprenderam sobre o processo das eleições, desde a escolha do candidato, as propagandas políticas e a importância de conhecer a proposta de cada um. Cumprindo seu direito e dever como cidadãos, as crianças votaram secretamente em seus candidatos.

E assim, a responsabilidade e consciência social foram trabalhadas em sala de aula esperando os melhores frutos daqueles que construirão nosso futuro.












Para ver o álbum inteiro, clique aqui

WhatsApp

Este site utiliza cookies para garantir uma correta navegação e obter métricas de visitação. Saiba mais em Política de Privacidade.