Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular
19 3844-6357 (Unidade Morumbi) 19 3844-5668 (Unidade José Paulino)

Horta Escolar Sustentável cativa alunos dos 6°s e 7ºs anos

Iniciativa busca desenvolver consciência sobre sustentabilidade, incentivar alimentação mais saudável e ampliar o repertório dos estudantes

66716902 2238068662974425 5632604915827212288 N

Durante todo o primeiro semestre de 2019, os alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental II participaram em peso do Projeto Horta Escolar Sustentável. O interesse dos alunos em participar da atividade, que começou há três anos na escola, só vem aumentando. Prova disso é que esse ano o número de alunos dobrou em relação ao ano passado, reunindo 50 estudantes.

É importante destacar que esta não é uma atividade obrigatória e não conta pontos, os alunos participam de forma espontânea no período contrário à aula.

A proposta é oferecer uma atividade interdisciplinar que una teoria e prática, trabalhando o conceito de sustentabilidade, alimentação saudável em conjunto dos assuntos estudados nas disciplinas de Ciências e Matemática.



Antes de colocarem as mãos na massa, ou melhor, na terra, os alunos são divididos em grupos e o projeto começa com pesquisas em livros e na internet sobre as plantas que serão semeadas - momento em que os estudantes descobrem as características daqueles vegetais, como devem ser plantados, quais cuidados devem ter, entre outros detalhes.

A partir das pesquisas é dado início ao cultivo das hortaliças (legumes e verduras) escolhidas e todo o processo envolvendo a horta. Eles então preparam a terra, plantam, regam, cuidam constantemente e depois colhem os alimentos. A horta também conta com composteira e outro ponto interessante é que os alunos podem levar para casa as plantas colhidas.



De acordo com a coordenação, a escola pretende ampliar o projeto, começando pelo espaço, instalando hortas verticais, vasos e pneus nas áreas comuns do colégio - como no ateliê, por exemplo. A coordenação também pretende acrescentar o estudo e cultivo de novas plantas, como flores, frutas e plantas medicinais, e fazer parceria com as disciplinas de Filosofia e Artes. Fora isso também está nos planos a implantação da prática culinária aliada à horta.

Comentários

Seja o primeiro a comentar