Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular 19 3844-6357 (Unidade Morumbi) 19 3844-5668 (Unidade José Paulino)

Emoção marca rito de passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental

Equipe pedagógica e pais dos alunos prepararam surpresa para os estudantes

Tsr Watermark 756

Um dia inesquecível para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Pela manhã, eles saíram para um passeio pedagógico no qual se divertiram muito. Na volta, ao invés de parar na Unidade Morumbi, de onde saiu cedo, o ônibus estacionou em frente ao Auditório Paulo Freire.

Os alunos desceram e foram convidados a entrar no auditório. Para a surpresa de todos, lá estavam seus pais e familiares, esperando-os para uma cerimônia chamada pela nossa escola de “Rito de Passagem”, que faz parte do Projeto de Transição de nível.

Acontece que, em 2019, esses alunos irão para o 6º ano do Ensino Fundamental II. Além da mudança de características do curso, como aumento do número de professores, disciplinas e de mais responsabilidades, também mudarão de unidade, saindo da Morumbi e indo para a Unidade José Paulino, onde ficam os alunos do EFII, Ensino Médio e Pré-Vestibular.

Para selar essa mudança de ciclo, nossa escola prepara um evento no qual eles recebem o certificado de conclusão do Ensino Fundamental I das mãos dos pais. Equipes das duas unidades participam também, uma se despedindo e outra os recepcionando, de braços abertos.

Muita gente não conteve as lágrimas e a comoção se fez presente, deixando o ambiente cheio de emoção.


>> Sobre o Projeto de Transição

Uma etapa muito importante na vida estudantil é a passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, porém, mudanças de rotina e amigos podem ser intimidadoras para as crianças, gerando sentimentos de ansiedade e medo. No intuito de tornar essa transição mais tranquila possível, a escola faz uma série de atividades com essas turmas.

Primeiro, para integrá-los e acolhê-los nessa nova jornada, é realizada uma visita à Unidade José Paulino, na qual os alunos dos 5ºs anos são recepcionados pelos alunos do 6º ano, que acabaram de passar pela mesma situação que eles irão encarar no ano que vem.

A visita familiariza os alunos com alguns dos seus futuros professores, monitores e coordenação. Assim como conhecem os alunos do 6º ano que já passaram pela mesma mudança, criando laços de amizade e evitando qualquer tipo de bullying em relação aos novatos.

Além disso, os alunos podem explorar o novo espaço e suas futuras salas de aula. Outra ação do projeto é que, a partir do 2º semestre, os alunos do 5º ano passam a cumprir as regras disciplinares como se já estivessem no 6º ano para irem se adaptando.

Durante esta fase, os pais também podem se sentir angustiados e receosos pelos filhos. Por isso, além de todas as ações envolvendo a integração e o apoio aos alunos, os pais também são contemplados pelo projeto, havendo um incentivo para a participação de reuniões que explicam como será a dinâmica na outra unidade e tiram suas dúvidas acerca da mudança.



Tsr Watermark 760




Para ver o álbum completo (que está lindo!) clique aqui.

Comentários

Seja o primeiro a comentar