Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular 19 3844-6357 (Unidade Morumbi) 19 99915-9514 (Unidade Morumbi) 19 3844-5668 (Unidade José Paulino) 19 99915-9501 (Unidade José Paulino)

Ciclo de palestras conscientiza alunos, responsáveis e funcionários

Bullying, cyberbullying, suicídio, racismo, homofobia, assédio entre vários outros assuntos estão entre os temas abordados por palestrantes especialistas nos assuntos

1 Img 2043

Que vivemos tempos desafiadores não é segredo. Mas o que se tem feito para melhorar as questões divergentes? Dia após dia os noticiários divulgam casos de discursos de ódio que se configuram em diversos tipos de preconceitos, humilhações e até violência, seja ela física ou psicológica. Isso sem falar nos perigos da era digital para nossas crianças, adolescentes e jovens.

Preocupada com esse cenário e disposta a fazer a diferença, nossa escola vem oferecendo palestras para alunos, responsáveis e funcionários no intuito de conscientizar a todos sobre temas latentes na sociedade.

De acordo com nosso diretor e sócio-mantenedor, Airton Rodrigues, “A ideia é trazer à tona assuntos que não estão nas apostilas, mas que fazem parte da formação de valores e caráter dos nossos alunos”.

O também diretor e sócio-mantenedor, Adilson Alves, complementa dizendo que fizeram questão de procurar no mercado profissionais especialistas em comportamento humano para ministrar as palestras.

Prevenção ao suicídio

Em outubro, recebemos em nosso auditório, a advogada, Dra. Giulia Penachin de Oliveira, e a psicóloga, Priscilla Salsani de Oliveira Barros, para a palestra “A vida é a melhor escolha”, de prevenção ao suicídio. O evento foi destinado aos pais e responsáveis dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) e Ensino Médio, e foi aberta também aos funcionários.

A psicóloga Priscilla abordou assuntos sobre a adolescência e o papel dos pais nesta fase, já a advogada Dra. Giulia discorreu sobre a responsabilidade cívil dos pais sobre o uso indevido da internet pelos filhos.



Convivência na Internet: como podemos lidar com os desafios atuais?

Outro tema muito importante e que impacta diretamente na convivência diária dos nossos alunos é a violência virtual (cyberbullying). No dia 25 de novembro foi a vez da Thais Bozza, doutora e mestra em Educação pela Unicamp e especialista em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral palestrar no Auditório para cerca de 200 estudantes.

Durante o evento, destinado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) e todas as séries do Ensino Médio, Thais tratou de assuntos que são temas de estudos e pesquisas relacionadas ao bullying, cyberbullying, agressão virtual, educação digital, convivência on-line etc.

“Você já parou para pensar que tudo que você faz na Internet não tem volta?”, foi com essa frase que a profissional abriu sua conversa com os estudantes. E completou: “Tudo que a gente faz no mundo virtual vai permanecer não só agora, mas por tempo indeterminado na Rede”. Em seguida, trouxe as características do “Mundo Real” e do “Mundo Virtual” e traçou paralelos entre eles.

Thais explicou que a Internet não é um espaço privado, mas sim público. Ela falou sobre os linchamentos virtuais e o quanto isso pode afetar as vítimas. Durante a palestra ela trouxe exemplos práticos e colocou os alunos para refletirem sobre vários tipos de preconceitos como racismo, homofobia, machismo, xenofobia, gordofobia etc.

Ela também mostrou a diferença entre Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio, alertando sobre as recorrentes vezes em que discursos de ódios são disfarçados de humor e piadas (memes, figurinhas no WhatsApp etc.), e nos quais a vítima nunca acha graça e sofre muito com isso.

“As cyber agressões destroem vidas, provocam medo… Se queremos construir uma convivência mais ética, respeitosa, responsável nas redes, precisamos refletir sobre a forma como temos utilizado a tecnologia. E lembrar: a Internet é feita de pessoas, pessoas transformam o mundo”, enfatizou Thais Bozza.



Ciclo de palestras

Para o ano de 2023, o ciclo de palestras já tem outros encontros programados. A ideia é levar conscientização a toda comunidade escolar e contribuir, assim, para uma sociedade mais justa.



Confira o álbum de fotos completo em nossa fanpage no Facebook, clique aqui!

Este site utiliza cookies para garantir uma correta navegação e obter métricas de visitação. Saiba mais em Política de Privacidade.