Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular 19 3844-6357 (Unidade Morumbi) 19 3844-5668 (Unidade José Paulino)

Atividades marcam integração de alunos para mudança de nível

Projeto de Transição abrange alunos que estão saindo do 5º ano do Ensino Fundamental I e indo para o 6º ano do Fundamental II

Tsr Watermark 35

Mudanças de rotina e amigos podem ser intimidadoras para as crianças, gerando sentimentos de ansiedade e medo. Com o objetivo de integrá-los e acolhê-los em sua nova jornada, nossa escola organiza anualmente um evento em que os alunos do 5º ano, recepcionados pelos alunos do 6º ano, visitam a Unidade José Paulino.

Acontece que, no Anglo Paulínia, os alunos da Educação Infantil e EFI estudam na Unidade Morumbi, já os estudantes do EFII, Ensino Médio e Pré-Vestibular, ficam na Unidade José Paulino. Na transição tanto de nível quanto de unidade, mudanças na rotina escolar são esperadas, como o aumento do número de aulas e professores, nova dinâmica e responsabilidades, além da pressão de se fazer novos amigos.

Portanto, para que haja uma melhor adaptação durante a visita, acontecem diversas atividades de interação, como o Projeto Foguete, que consiste na confecção de foguetes com a utilização de materiais recicláveis; o Projeto Literário de contação de histórias; a realização de um grande desenho feito por alunos do 5° e 6° anos juntos; e também são realizadas atividades de integração na quadra, como a queimada russa, brincadeira chuva de meteoros e bambolê.

::Mais sobre o Projeto de Transição

A visita familiariza os alunos com alguns dos seus futuros professores, monitores e coordenação. Assim como conhecem os alunos do 6º ano que já passaram pela mesma mudança, criando laços de amizade e evitando qualquer tipo de bullying em relação aos novatos. Além disso, os alunos podem explorar o novo espaço e suas futuras salas de aula. Outra ação do projeto é que, a partir do 2º semestre, os alunos do 5º ano passam a cumprir as regras disciplinares como se já estivessem no 6º ano para irem se adaptando.

Durante esta fase, os pais também podem se sentir angustiados e receosos pelos filhos. Por isso, além de todas as ações envolvendo a integração e o apoio aos alunos, os pais também são contemplados pelo projeto, havendo um incentivo para a participação de reuniões que explicam como será a dinâmica na outra unidade e tiram suas dúvidas acerca da mudança.











QUER VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO? CLIQUE AQUI!

Comentários

Seja o primeiro a comentar