Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular
19 3844-6357 (Unidade Morumbi) 19 3844-5668 (Unidade José Paulino)

Alunos surpreendem com trabalhos de Física

O Projeto Fliperama desafiou os 8ºs anos a construírem seus próprios jogos, incentivando a criatividade, a autonomia e a sustentabilidade

Img 8266

Os alunos dos 8ºs anos do Ensino Fundamental foram desafiados durante as aulas de Física a construírem os seus próprios fliperamas e o resultado ficou tão incrível que só de imaginar que foram utilizados materiais simples e de fácil acesso na confecção - inclusive objetos reutilizados e recicláveis -, deixa a experiência mais interessante ainda.

Durante os intervalos das aulas, no começo de junho, os alunos realizaram uma exposição dos seus projetos finais e o que seria uma simples pausa para descanso e lanche se tornou um verdadeiro evento com muita diversão e descontração. O engajamento dos jovens chamou a atenção dos estudantes das outras séries, como também dos professores e monitores. O sucesso foi tanto que liberaram os jogos para que os alunos do Ensino Médio interagissem também.

O Projeto Fliperama, como é chamado, entre outros projetos do gênero trazem para o âmbito escolar o conceito de cultura maker, que busca desenvolver a autonomia e as habilidades manuais, intelectuais e tecnológicas das pessoas. De acordo com a linha de pensamento, todos podem fazer o que quiser, é só colocar a cabeça pra pensar e as “mãos na massa”.

É legal lembrar que a proposta foi baseada em um documentário chamado Caine's arcade (fliperama do Caine) e que, de acordo com o professor responsável, os projetos foram desenvolvidos com o objetivo de aplicar os conceitos fundamentais da Física como força, energia, movimento em planos inclinados, colisões, máquinas simples, entre outros. A vivência também proporcionou aos alunos momentos de criatividade e liberdade de expressão, duas características fundamentais para todo estudante de ciências.







Para acessar o álbum completo, clique aqui.

Comentários

Seja o primeiro a comentar