Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular

Alunos dos 5ºs anos se preparam para mudança de nível em visita à Unidade José Paulino

Projeto de Transição acolhe e familiariza os estudantes na passagem do Ensino Fundamental 1 para o Ensino Fundamental 2

1img 6308

No mês de outubro, os alunos dos 5ºs anos passaram uma manhã especial conhecendo a Unidade José Paulino. Acontece que, aqui na nossa escola, além da transição de nível, os estudantes também passam a frequentar outro espaço, pois contamos com duas unidades, a Unidade Morumbi – na qual estudam os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1 – e a Unidade José Paulino – que conta com o Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Pré-Vestibular.

Nessa passagem de nível, alterações na rotina escolar são esperadas, como o aumento do número de aulas e professores, nova dinâmica e responsabilidades. Por isso, para amenizar a ansiedade e tornar essa mudança mais confortável e empolgante, nossa escola conta com o Projeto de Transição.



Uma das ações do projeto é a visita em que os estudantes dos 5ºs anos fazem à nova unidade e são recepcionados pelos 6ºs anos, participando de diversas atividades de interação e aproveitando para trocar experiências com os “veteranos” (que acabaram de passar pela transição de nível). Nesse evento eles também têm a oportunidade de se familiarizar com os futuros professores, monitores, coordenação e explorar o novo espaço e suas futuras salas de aula.

Algumas das dinâmicas feitas durante a manhã foram: o Bingo da disciplina de Matemática, aula interativa multimídia com um Quiz em que os alunos respondiam em um App no celular; integração com atividades esportivas na quadra, entre outros.



>> Outras ações do Projeto de Transição <<

Outra ação do projeto é que a partir do 2º semestre os alunos do 5º ano passam a cumprir as regras disciplinares como se já estivessem no 6º ano para irem se adaptando.

Durante esta fase, os pais também podem se sentir angustiados e receosos pelos filhos. Por isso, além de todas as ações envolvendo a integração e o apoio aos alunos, os pais também são contemplados pelo projeto, havendo um incentivo para a participação de reuniões que explicam como será a dinâmica na outra unidade e tiram suas dúvidas acerca da mudança.





Confira aqui mais cliques do Projeto de Transição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar