Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular 19 3844-6357 (Unidade Morumbi) 19 99915-9514 (Unidade Morumbi) 19 3844-5668 (Unidade José Paulino) 19 99915-9501 (Unidade José Paulino)

Aluna do Anglo Paulínia vai para Universidade de Harvard participar da maior e mais prestigiada simulação diplomática do mundo

Jéssica Cristina Golfeto estará acompanhada do seu professor Munir Pompeo de Camargo e outros seis estudantes do seu grupo, em Boston, durante o Harvard Model United Nations (HMUN)

1 897272

No próximo dia 24 de janeiro, a aluna do Anglo Paulínia, Jéssica Cristina Golfeto, e seu professor Munir Pompeo de Camargo, embarcam para os Estados Unidos para vivenciarem uma experiência para lá de especial.

Jéssica, que tem 17 anos e está na 3ª série do Ensino Médio, se inscreveu no ano passado na seletiva para participar do HMUN (Harvard Model United Nations) - com um grupo de estudantes do Brasil inteiro - e foram selecionados entre os milhares de inscritos de todo o mundo. Vale dizer que a edição 2023 da HMUN terá cerca de 4 mil estudantes de 50 países diferentes que foram aprovados através de um rigoroso processo seletivo, semelhante ao Application, método utilizado para ingressar em algumas universidades do exterior.

“É um evento muito importante, trata-se da mais antiga simulação da ONU e que ocorre na universidade mais renomada do mundo. É uma experiência única e que permite o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para o mundo contemporâneo, desde os saberes formais até os softskills (pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, flexibilidade, comunicação…). É uma experiência enriquecedora que vai contribuir muito para o desenvolvimento pessoal e para o currículo da Jéssica, além de permitir a conquista de um valioso networking”, avalia Munir, que é professor de História, Filosofia, Sociologia e Atualidades no Anglo Paulínia.



INCENTIVO À INTERNACIONALIZAÇÃO DO ESTUDO

Entre as ações pedagógicas do Anglo Paulínia, uma delas é o incentivo constante e encorajamento da participação dos alunos em eventos nacionais e internacionais que promovam a internacionalização do ensino. “O Anglo sempre ofereceu atividades extracurriculares para os alunos e eu sempre fui engajada nelas, a principal é a FAMUN. E essas atividades fizeram com que eu buscasse ir além, conhecendo a HMUN. Ademais, a equipe da escola vem dando todo o suporte e a atenção necessária para mim e minha família nesse momento, além de contarmos com um apoio financeiro”, acrescenta Jéssica.

A FAMUN, que a aluna cita em sua fala, é a FACAMP Model United Nations, uma simulação da ONU voltada para o Ensino Médio, organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais das Faculdades de Campinas (FACAMP). Jéssica participou do evento nos anos de 2021 e 2022, sempre acompanhada por outros colegas do colégio e pelo professor Munir. “Ambas as vezes estive em comitês relacionados à Vacina de COVID-19 e em inglês, o que com certeza me preparou e me deu experiências valiosas para participar da HMUN. E eu também pretendo participar na edição deste ano, já que simulações da ONU são eventos que me desenvolvem imensamente e auxiliam a compreender o que acontece no mundo!”, conta a estudante.



SOBRE A HMUN

A Harvard Model United Nations é uma simulação de relações internacionais de quatro dias para alunos do Ensino Médio realizada anualmente no centro de Boston. Na HMUN, os alunos participam como “delegados”, assumindo os papéis de líderes e articuladores de decisões de impacto mundial. “Estarei representando a Eslováquia em dupla com outro membro no Comitê Econômico e Financeiro da ONU, o ECOFIN. O tópico do Comitê será o impacto das sanções econômicas. E a problemática que temos nesse tópico é que grande parte das sanções econômicas são ineficientes, não atingem seus objetivos e também causam outros problemas indiretos (o que eles chamam de efeito boomerang), como o aumento da desigualdade social e inflação. Então, discutiremos se essas sanções são de fato efetivas, se elas cumprem com seus objetivos e, principalmente, co-criaremos soluções para diminuir esse impacto e deixá-las mais justas e eficientes, considerando a realidade de cada tipo de país”, explica Jéssica.

Em sua 70ª edição, a HMUN 2023 será realizada entre os dias 26 e 29 de janeiro. Em 1927, Harvard realizou sua primeira Liga das Nações Modelo Anual, seguida pela primeira conferência Modelo das Nações Unidas (MUN) em 1953. Essa longevidade e a dinâmica que somente uma conferência deste tamanho pode fornecer fazem da HMUN a principal simulação desse tipo no mundo.


Este site utiliza cookies para garantir uma correta navegação e obter métricas de visitação. Saiba mais em Política de Privacidade.