Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular

Aluna do Anglo Paulínia é premiada em Simulação da ONU

Position Paper de Elisa Torres Carvalho ganhou como o melhor Documento de Posição Oficial do Comitê de Desenvolvimento Social da WIMUN Brazil

Tsr Watermark 7461

Seis dias inteiros reunida com um grupo de alunos discutindo questões de grande relevância mundial. Foi por essa maratona que Elisa Torres Carvalho, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Anglo Paulínia, passou durante o WIMUN Brazil.

O evento é uma realização da WFUNA (Federação Mundial das Associações das Nações Unidas – traduzido do inglês) com parceria local da FACAMP (Faculdades de Campinas). Vale destacar que essa foi a primeira vez que o WIMUN aconteceu na América Latina.

Durante o evento, estudantes do Ensino Médio de diversos lugares participaram de simulações do funcionamento de organismos internacionais, principalmente da ONU – Organização das Nações Unidas – como se fossem chefes de Estado e de Governo, ministros e diplomatas.

O ambiente da simulação é multicultural e estimula o convívio entre estudantes do mundo todo. Por isso, o idioma oficial do evento foi o inglês, idioma no qual o Position Paper de Elisa foi escrito e ganhou como o melhor Documento de Posição Oficial do Comitê de Desenvolvimento Social da WIMUN Brazil.

“Fiquei muito feliz com o prêmio. Achei meio inesperado porque escrevi o documento no último dia de prazo. Mas nem por isso deixei de me dedicar a ele”, revelou Elisa, dizendo que já havia participado de um evento parecido, mas de alcance nacional e que não oferecia premiação.

“Eu gosto de entender as questões econômicas, sociais, políticas e de conflitos do mundo. Acredito que essas simulações são um jeito bem legal de aprender”, disse a estudante.

Saiba mais

O objetivo do WIMUN é promover os valores das Nações Unidas e capacitar estudantes e professores. Desde 2014, a realização do WIMUN está diretamente ligada ao esforço, iniciado pelo Departamento de Informações Públicas (DPI) da ONU e mantido pela WFUNA, de padronizar as regras de simulações da ONU em todo o mundo.

A participação no WIMUN garante aos estudantes o entendimento dos reais procedimentos das Nações Unidas, que orientam toda a simulação: desde os assuntos trabalhados em cada comitê e conselho até a prática das negociações. O WIMUN é o único modelo organizado por funcionários e ex-funcionários da ONU, o que torna a experiência de simulação verídica.





WhatsApp

Este site utiliza cookies para garantir uma correta navegação e obter métricas de visitação. Saiba mais em Política de Privacidade.