Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular
19 3844-6357 (Unidade Morumbi) 19 3844-5668 (Unidade José Paulino)

Espaço Maker

ESPAÇO MAKER

Uma nova visão de mundo atrelada a um aprendizado para a vida toda

As aulas de Maker são oferecidas para os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 e já conquistaram nossas crianças e jovens (e até os adultos!).

Antes de falar das aulas, vamos explicar um pouquinho o que é o Maker. A Cultura Maker nasceu do movimento “Do It Your Self”, em português o famoso “Faça Você Mesmo”. Também está diretamente atrelado a produção de protótipos (termo usado para se referir a algo que foi criado pela primeira vez).

Na prática, quer dizer que os alunos começam a fazer, experimentar e criar seus próprios objetos, desde lagartas feitas de papel torcido até placar eletrônico com sistema de alavanca e engrenagem.

Além de ser divertida e muito atrativa, a aula de Maker exercita a parte frontal do cérebro, que é a responsável pelas ações, planejamentos, estratégias, pensamento criativo e algumas capacidades emocionais.

A maneira como as aulas são dadas trabalham a memória, a coordenação motora, contribuem para que os alunos aprendam a lidar com frustrações, gerenciar e resolver conflitos, exercitar a curiosidade, também mostra a lógica de como as coisas são feitas e tudo isso junto faz com que os estudantes encontrem outras formas de solucionar diversas questões do cotidiano. Os ganhos com as aulas de Maker vão além do que se pode mensurar, formando indivíduos que serão capazes de trazer novas soluções para problemas antigos.

Espaco Maker 1 Jose Paulino
Espaco Maker 3 Jose Paulino Alem De Ser Divertida E Atrativa

O ESPAÇO MAKER

As duas unidades da nossa escola contam com o Espaço Maker, ambientes construídos e equipados especialmente para essas aulas, munidos de ferramentas apropriadas para cada idade e cada nível de ensino.

Temos desde tesoura, grampeador, cola quente, alicate, até polia, furadeira, serra tico-tico e retífica. Mas nem só de ferramentas vive o Maker, aliás, antes de colocarem a “mão na massa”, os alunos aprendem os conceitos do Maker e passam pelo letramento tecnológico. Muitos imaginam que esse termo está associado a componentes eletrônicos e questões de robótica, mas não, o letramento tecnológico serve para ensinar o uso correto dos instrumentos, ou seja, é a aquisição de habilidades das ferramentas necessárias para que possam criar/construir seus projetos.

O Espaço da Unidade José Paulino, no qual os alunos já são maiores, é uma verdadeira oficina de Engenharia Civil, inclusive com todos os tipos de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Em ambas as salas a instrução é a mesma: os estudantes só podem manusear os equipamentos com a idade ideal e seguindo à risca as regras de seguranças estabelecidas.


NOSSO LEMA É SUSTENTABILIDADE

Outra grande vantagem da Cultura Maker é que ela segue o princípio dos 5R's: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar. Durante as aulas são utilizados materiais recicláveis e vários objetos são reutilizados. O lema também é consertar ao invés de descartar e, quando não se é possível consertar, dar outra finalidade para o produto, sempre evitando o desperdício.