Logo do Anglo Paulínia - Do Infantil ao Pré-vestibular
19 3844-6357 (Unidade Morumbi) 19 99915-9514 (Unidade Morumbi) 19 3844-5668 (Unidade José Paulino) 19 99915-9501 (Unidade José Paulino)

Ensino Fundamental 1Diferenciais

Diferenciais de Ensino Fundamental 1

PROGRAMA O LÍDER EM MIM

PROGRAMA O LÍDER EM MIM

Muito se fala sobre as competências socioemocionais. Mas você sabe o que significa esse termo? Trata-se de um conjunto de habilidades que impactam no comportamento, atitudes e modos de pensar e sentir de cada um.

Na nossa escola, uma das ferramentas eficazes que usamos para ensinar as competências socioemocionais para nossos alunos é o Programa O Líder em Mim. Baseado nos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey, o programa é mundialmente reconhecido e com resultados comprovados. Trabalhando a vivência dos 7 hábitos e a quebra de paradigmas, o Líder em Mim enxerga capacidades em todas as crianças e vê em cada uma delas um líder em potencial.

Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os faz desistir, em que costumam errar, quais são as emoções que os dominam quando fracassam ou quando são provocados. E em particular, estimulá-los a descobrir quais são seus sonhos e de que forma persistir em alcançá-los. Na sala de aula, o desenvolvimento das competências socioemocionais promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de comportamento.

Ef1 O Lider Em Mim 2 Ef1 O Lider Em Mim 1 Repetida Usar Pequena Ef1 O Lider Em Mim 3
PROJETO DE LEITURA

PROJETO DE LEITURA

Nossa escola conta com um notável Projeto de Leitura que contempla um conjunto de ações, elaborado e planejado para cada nível de ensino. Começando na Educação Infantil, o incentivo à leitura é uma constante e abrange todas as áreas curriculares.

Uma das ações é o Portfólio Literário, um projeto interdisciplinar - baseado em uma obra literária consagrada da literatura infantil - que começa explorando de forma lúdica os elementos da narrativa e vai trabalhando os diferentes gêneros literários ao longo do ano. Entre seus objetivos está também o desenvolvimento dos aspectos socioemocionais por meio das atividades lúdicas e pedagógicas que permeiam a ação, encantando e envolvendo os pequenos. Personalizado do início ao fim, ao final do projeto todas as crianças o levam para casa, onde os pais podem folhear, admirar, brincar e deixar seu registro sobre o trabalho dos alunos, que após o fim do ano letivo, vira parte do acervo da nossa Biblioteca.

O Projeto de Leitura ainda abrange contações de histórias - que acontecem diariamente - e a visita das crianças à Biblioteca, semanalmente. Durante essa visita elas escolhem um livro para levar para casa, onde ficará até a próxima visita, na qual é feita a troca do título. Dessa maneira, os alunos e seus familiares têm contato com dezenas de livros ao longo do ano.

Dentro do Projeto de Leitura também está a Parada Leitor, na qual mensalmente toda a comunidade escolar para durante 15 minutos para ler, seja um artigo, uma reportagem, um gibi, um jornal ou qualquer outro gênero literário, desde que dedique aquele período exclusivamente à leitura.

MUSICALIZAÇÃO

MUSICALIZAÇÃO

A Música tem um importante papel na educação e no processo de aprendizagem, contribuindo de forma muito positiva para o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo, psicomotor e linguístico, por isso ela faz parte da nossa grade curricular. Além de estimular a criatividade, a Musicalização também auxilia na concentração, atenção, consciência corporal, socialização e muitos outros benefícios.

As aulas vão se adequando de acordo com as características e necessidades de cada faixa etária, sendo que as habilidades que são desenvolvidas nesse momento contribuem para que

a criança se desenvolva também nas outras áreas do conhecimento.

Ef1 Musicalizacao
ATIVIDADES LÚDICO- PEDAGÓGICAS (1o ANO)

ATIVIDADES LÚDICO- PEDAGÓGICAS (1o ANO)

Desenvolvem o raciocínio para a busca de soluções criativas e inovadoras, exercitam a atenção e concentração, despertam o pensamento crítico saudável, o comportamento cooperativo, a autoconfiança, além de permitir que a criança manifeste o que sente, desenvolvendo as habilidades socioemocionais.

São atividades que proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento global do aluno, colaborando com a interação social, evolução da linguagem, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural.

Ef1 Jogos Pedagogicos
XADREZ

XADREZ

São inúmeros os benefícios que a prática do Xadrez proporciona no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma atividade conceituada pela combinação de aspectos esportivos, culturais, artísticos e cognitivos, que visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.

Sua inserção na área educacional é reconhecida internacionalmente, já que contribui positivamente para o desenvolvimento de habilidades como memorização, concentração, planejamento, raciocínio lógico, tomadas de decisões, resolução de problemas, paciência, autoconfiança, criatividade, responsabilidade e respeito mútuo.

Além do mais, o Xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona interdisciplinarmente, atuando e melhorando o desempenho dos alunos em Matemática, História, Geografia, Artes, Ética e outras disciplinas.

Ef1 Xadrez Foto Parecida Do Ano Passado Nao Recortar Para Diferenciar
CULINÁRIA

CULINÁRIA

Dentro da proposta pedagógica da nossa escola, várias atividades envolvem a prática da Culinária. Desta maneira, nossas crianças têm contato direto com os ingredientes, o que faz com que desenvolvam habilidades motoras, agucem os sentidos, aperfeiçoem a cognição, melhorem a capacidade de organização e adquiram consciência sobre desperdício, exercitando o trabalho em equipe e a capacidade de seguir orientações, entre tantos outros aspectos positivos da prática.

RECREIO DIFERENCIADO

RECREIO DIFERENCIADO

Aqui no Anglo Paulínia os alunos do 2o ao 5o ano do Ensino Fundamental 1 têm 30 minutos de recreio. Esse tempo é dividido em dois, sendo que 15 minutos são destinados ao lanche com seu grupo e sua professora, que aproveita o momento para acompanhar e incentivar a alimentação das crianças; e 15 minutos são livres para brincadeiras no pátio, na quadra, no parque, sempre com o acompanhamento das professoras de apoio, da Direção, Coordenação e Orientação. Para melhor organização dos alunos, dividimos as turmas em dois grupos: os 2os e 3os anos tomam o lanche primeiro, enquanto os 4os e 5os brincam, e depois é feita a troca.

Ef1 Intervalo Diferenciado
HINO NACIONAL E DA ESCOLA

HINO NACIONAL E DA ESCOLA

Quinzenalmente todos nossos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 cantam o Hino da escola e o Hino Nacional Brasileiro. A atividade é feita juntamente com a equipe de professores e membros da Direção, Coordenação e Orientação. Antes de cantar os hinos, acontece uma apresentação.

02 Ef1 Hino 2
APOIO PEDAGÓGICO (PERÍODO OPOSTO)

APOIO PEDAGÓGICO (PERÍODO OPOSTO)

Com o objetivo de auxiliar nossos alunos nas dificuldades apresentadas no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, nossa escola conta com o Apoio Pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sempre no contraturno das aulas e com professores do mesmo ano.

SOE - SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

SOE - SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Nossa escola possui o Serviço de Orientação Educacional (SOE) para todos níveis de ensino. No Ensino Fundamental 1, o SOE conta com psicóloga escolar para atender, individualmente, os alunos que apresentam dificuldades ou necessidades específicas, promovendo desta maneira a inclusão de todos, porque nossa escola entende e acredita que todas as crianças são capazes de aprender. Essa ação é feita em conjunto com psicopedagogas presentes tanto na orientação educacional quanto na coordenadoria pedagógica.

PERÍODO INTEGRAL

PERÍODO INTEGRAL

Disponibilizamos na nossa escola o Período Integral para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.

Após o período pedagógico na parte da manhã, as crianças seguem para o almoço e, em seguida, vão para a Hora do Descanso, onde podem relaxar e se preparar para as atividades da tarde. Mesmo os alunos que não dormem são incentivados a descansar.

Sempre acompanhados de profissionais atentas e carinhosas, assim que despertam do repouso vem a Hora do Estudo, na qual fazem a tarefa de casa, estudam para as avaliações ou participam de atividades complementares à parte pedagógica.

O restante do tempo é dividido entre o Lanche da Tarde, aulas de CapoeiRa, Jogos Educativos, Musicalização e atividades esportivas, além do horário reservado para as aulas de Inglês na Red Balloon.

Ef1 Periodo Integral 1
CTA WhatsApp

Tire todas as suas dúvidas agora mesmo

Iniciar Conversa

Este site utiliza cookies para garantir uma correta navegação e obter métricas de visitação. Saiba mais em Política de Privacidade.